Muitas pessoas se perguntam como aproveitar esse momento de isolamento social?

Nós do Retrilhar, sugerimos que primeiro você faça uma lista de prioridades do que você pretende fazer durante esse período, organize sua rotina e siga-a para que você consiga ter uma boa produtividade durante esse período, inclusive inclua na sua rotina, não fazer nada também, o ócio é comprovadamente benéfico para a sua saúde mental.

Agora vamos te dar outra dica, inclua no seu planejamento diário um momento para aprender coisas novas ou até reforçar o conhecimento que você já tem, isso é muito importante para que depois que toda essa crise passe você esteja mais capacitado, incentive também sua equipe para que faça o mesmo. Para isso selecionamos uma lista de cursos na área do turismo que estão disponíveis gratuitamente e on-line.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TURISMO (OMT)

Introdução ao turismo – Gestão da Indústria

Com 4 semanas de duração, está disponível apenas em inglês.  Este curso massivo aberto on-line (MOOC) é uma grande oportunidade para quem estiver interessado em desenvolver seu conhecimento básico sobre os conceitos de gerenciamento aplicados à indústria do turismo. Você pode estudar o conteúdo gratuitamente e pagar apenas se quiser fazer as tarefas e receber um certificado de conclusão.

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS (FGV)

Os cursos do FGV são gratuitos e recomendado  profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos sobre assuntos relacionados ao tema do curso.

Introdução a Comunicação Institucional

Com cargá horária de 5h.

Introdução à comunicação na era digital

Com carga horária de 5h.

Introdução às relações de consumo e aos direitos básicos

Com carga horária de 5h.

Introdução à administração Estratégica

Com carga horária de 5h.

Contratos: Negociações Preliminares

Com carga horária de 5h.

Ética Empresarial

Com carga horária de 5h.

Introdução ao tema da liderança

Com carga horária de 5h.

MINISTÉRIO DO TURISMO

Curso Gestor de Turismo

Esse curso tem uma carga horária de 50h e é indicado para quem quer aprender mais sobre como gerenciar com qualidade o turismo. O curso conta com dois focos para quem quer atuar no turismo no setor público e também no setor privado.

SEBRAE

Atrativos Turísticos

Com carga horária de 3h, o curso capacita  elaborar e implantar um plano de ação para desenvolver ou aprimorar atrativos turísticos gerando oportunidades de negócios.

Avaliação da Gestão da Propriedade Rural

Com carga horária de 8h, o curso capacita para melhorar a gestão de propriedade rural a partir da aplicação de ferramentas de controles financeiros.

Como administrar um pequeno negócio

Com carga horária de 3h, este curso é para o microempreendedor individual que não entende os conceitos básicos como cliente, fornecedor, concorrentes, e quer aprender sobre estabelecimento de metas, controle do dinheiro e análise de resultados, esse curso é para você!

Planejamento de Marketing: Ferramentas Práticas

Com carga horária de 6h, o curso ensina a usar três importantes ferramentas de marketing: persona, jornada do cliente, funil de vendas.

SENAC

Curso Desenvolvimento de Equipes

Com carga horária de 20h, o curso é para aperfeiçoar profissionais da área de Gestão e Negócios, ou profissionais que tenham interesse em trabalhar na área, para que saibam lidar de forma proativa, com as diversas situações de trabalho existentes dentro da Organização e que exijam interatividade e o desenvolvimento da equipe de trabalho.

Acessibilidade em Serviços e Equipamentos Turísticos

Com carga horária de 40h.

Frente às mudanças sociais e em observância à legislação no que tange ao atendimento das pessoas com deficiência, tem sido necessário cada vez mais conscientizar os profissionais com relação às diferenças. Este curso visa atender essa necessidade aperfeiçoando profissionais estudiosos, atuantes ou que pretendem atuar no Turismo para atender cada vez melhor a pessoa com deficiência nos equipamentos turísticos. Aperfeiçoar profissionais no atendimento a pessoa com deficiência (PCD), visando identificar as barreiras e obstáculos de acessibilidade e facilitar a participação da pessoa com deficiência aos serviços prestados nos equipamentos de Turismo e Lazer.

Agente de Desenvolvimento Socioambiental

Cm carga horária de 160h.

O Agente de Desenvolvimento Socioambiental é o profissional responsável por identificar problemas socioambientais locais e auxiliar na proposição e implementação de ações de intervenção, de forma colaborativa, para contribuir com mudanças na realidade econômica, social, ambiental e na qualidade de vida da comunidade. Desempenha suas funções perante órgãos públicos e privados, sociedade civil organizada, escolas e demais atores locais, articulando ações de mobilização e sensibilização para atividades relacionadas à educação ambiental e ao desenvolvimento sustentável nas comunidades.

Como Construir um Plano de Marketing para o seu negócio

Com carga horária de 40h.

Aperfeiçoar profissionais da área de Gestão e Negócios, empreendedores que desejam desenvolver ou ampliar seu próprio negócio para identificar e planejar de forma sistêmica as etapas e ferramentas de desenvolvimento, implementação e avaliação de um plano de marketing.

Assistente Administrativo

Com carga horária de 160h.

O Assistente administrativo é o profissional que realiza atividades de apoio administrativo relacionadas aos processos de gestão de pessoas, logística, marketing, comercialização, finanças e do jurídico de uma organização, atendendo à solicitação de clientes internos e externos. Este profissional atua em organizações dos segmentos de comercio de bens, serviços e turismo e nos demais setores da economia, em organizações públicas e privadas, relacionando-se com equipes dos diversos setores da organização.

Aproveite que muitos deles só estarão gratuitos no período da quarentena, bons estudos!