Normas técnicas para o Turismo de Aventura
Até o momento o Brasil conta com 42 normas técnicas nacionais (ABNT NBR) sendo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) a entidade sem fins lucrativos responsável por essas normas e 17 normas internacionais (ABNT NBR ISO) que ficam a cargo da ISO (Organização Internacional para a padronização). E mais: estão ativas no momento 14 comissões de estudos (CE) com o objetivo de revisar normas existentes e criar novas normas para o turismo de aventura.
E veja só: o Brasil é referência quando o assunto é normas técnicas para o turismo de aventura, sendo base para a criação e construção de normas internacionais.
FIQUE POR DENTRO: Em janeiro de 2023 foi criada a mais recente norma, a ISO 3021:2023 Turismo de Aventura – Caminhada – requisitos e recomendações. Esta ISO foi baseada em duas normas brasileiras e é a primeira norma internacional específica por atividade, já que no Brasil já temos várias que são específicas das atividades como a ABNT NBR 15505-1 Turismo de Aventura Caminhada – parte 1: Requisitos para produto e a ABNT NBR 15505-2 Turismo de caminhada – parte 2: classificação de percurso.
Para acessar a nova norma ISO, clique aqui.